Questões sobre a América Latina - Exercícios (2023)

Lista de questões feitas em vestibulares sobre a América Latina.
Ler artigo América Latina.

Exercício 1: (UFMG 2008)

Recentemente, aspectos de ordem política e humano-econômica da América Latina têm contribuído para modificar a participação desse Subcontinente no cenário mundial. Considerando-se esses aspectos, é INCORRETO afirmar que o Subcontinente Latino-Americano:

Exercício 2: (UDESC 2008)

Sobre conflitos vividos na América Latina, é incorreto afirmar:

Exercício 3: (UDESC 2008)

É incorreto afirmar, em relação à América Latina:

Exercício 4: (UFF 2009)

A política norte-americana para a América Latina, no período de 1945 a 1975, pode ser dividida em duas ações distintas. Essas distinções estão relacionadas, de um lado, ao processo da Guerra Fria, e de outro, aos controles econômicos e políticos da região. Assinale a alternativa que indica corretamente as duas fases da política externa norte-americana para a América Latina.

Exercício 5: (UFRGS 2017)

Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina em fins do século XIX e início do XX.

O meio século seguinte, e particularmente o período que vai até a Primeira Guerra Mundial, foi para a maioria dos países latino-americanosa “Idade de Ouro” do crescimento econômico com base predominantemente na exportação, da propriedade material (pelo menos para as classes dominantes e as classes urbanas), do consenso ideológico e da estabilidade política.

BETHELL, L. Introdução. In: BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência até 1870. Edusp: São Paulo, 1994. v. 3. p. 17.

A “Idade de Ouro”, referida no segmento, vincula-se a um fenômeno social e político mais amplo.

(Video) Geografia Ensino Médio - América Latina - Exercício resolvido

Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.

Exercício 6: (UFRGS 2017)

Leia as afirmações abaixo, sobre a história da América Latina contemporânea.

I - Entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, a Argentina enfrentou uma forte crise econômica, causada pela adoção de políticas neoliberais e pelo aumento de sua dívida pública, que culminou nos distúrbios políticos de 2001.
II - Em junho de 2009, o presidente hondurenho Manuel Zelaya foi deposto por um golpe de estado judicial-militar, preso e levado de forma clandestina à Costa Rica, em episódio amplamente condenado pela comunidade internacional.
III - Em 2011 e 2012, ocorreram no Chile importantes manifestações estudantis que demandavam a ampliação do ensino público e a ampla reforma do sistema educacional do país, herdado da ditadura de Augusto Pinochet.

Quais estão corretas?

Exercício 7: (UFRGS 2015)

Leia o segmento abaixo.

Nenhum dos grupos em disputa pelo poder pretendia modificar a estrutura econômica e social herdada da colônia. Assim, os novos países permaneceram predominantemente agrários, com base no latifúndio; mantiveram as relações produtivas pré-capitalistas, inclusive com o crescimento do trabalho compulsório (servil, semisservil e escravo).

WASSERMAN, Claudia. História Contemporânea da América Latina, 1900-1930. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1992. p. 9-10.

O segmento faz referência a um contexto histórico da América Latina. Assinale a alternativa que representa esse contexto.

Exercício 8: (UFRGS 2015)

Leia as afirmações abaixo, sobre o processo de redemocratização na América do Sul.

I - Na Argentina, o retorno à democracia ocorreu após a derrota do país na Guerra das Malvinas, com o julgamento dos integrantes da Junta Militar que governou o país entre 1976 e 1983.
II - No Chile, a transição democrática ocorreu de forma negociada com o ex-ditador Augusto Pinochet, que se manteve como comandante das Forças Armadas até 1998.
III - No Uruguai, a redemocratização ocorreu após a guerra civil, quando os Tupamaros venceram as forças do governo militar.

Quais estão corretas?

Exercício 9: (FUVEST 2016)

Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DIT]: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em queos europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.

Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado.

Sobre a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), no que diz respeito à mineração na América Latina, é correto afirmar:

Exercício 10: (Acafe 2017/1)

A História dos países latino-americanos está repleta de contradições e lutas sociais durante o século XX.

Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:

FAQs

Como foi criada a América Latina? ›

A América Latina como conhecemos hoje é a junção do território colonizado cruelmente pelo europeu português e espanhol, habitado inicialmente pelos índios. o produto de uma síntese que se fez em detrimento do elemento índio, foi ao longo de três séculos e meio da história colonial que ela se formou.

Quem colonizou os países da América Latina? ›

O processo de colonização no continente americano foi promovido pelos europeus, com destaque para os espanhóis, portugueses, britânicos, holandeses e franceses, e uma das principais heranças desse processo é a língua.

Como e composta a América Latina? ›

A região engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Qual a importância do Brasil para a América Latina? ›

Na América do Sul, é o único que aglutina elementos de uma potência regional: ele faz fronteira com 11 dos 13 países da região; responde por 55% do seu PIB; é uma democracia multiétnica das mais plurais do mundo; tem uma população e um mercado consumidor de grande porte; e riquezas naturais, como minérios estratégicos, ...

Quem foi que descobriu a América Latina? ›

O Descobrimento da América aconteceu em 1492, quando o navegador genovês Cristóvão Colombo, financiado pela monarquia espanhola, chegou à Ilha de Guanahani, nas Antilhas (rebatizada posteriormente como San Salvador). Colombo acreditava que havia chegado às Índias.

Qual e o significado da América Latina? ›

O conceito de América Latina corresponde na atualidade a uma região que abarca segundo Araújo (2006), mais de 700 milhões de habitantes e envolve ao todo, 12 países da América do sul, 07 América Central e 14 do Caribe, ou seja, os países que estão abaixo do Rio Grande – rio que separa México dos EUA.

Qual e o país mais antigo da América Latina? ›

A título de curiosidade, o segundo país mais antigo do mundo, seguindo essa lógica, é o Uruguai. O antigo território da Cisplatina se tornou independente em 1828, quando Brasil e Argentina assinaram o Tratado de Montevidéu e encerraram a Guerra da Cisplatina.

Qual foi o primeiro país da América? ›

América
PaísCriação/independênciaIndependência de qual país
Equador24 de maio de 1822 (200 anos)Espanha
Estados Unidos4 de julho de 1776 (246 anos)Grã-Bretanha
Granada7 de fevereiro de 1974 (48 anos)Reino Unido
Guatemala15 de setembro de 1821 (201 anos)Espanha
31 more rows

Qual e o país mais antigo da América? ›

O Peru é um dos países mais procurados por interessados em antigas civilizações e ruínas. Sem dúvidas, a cidade de Machu Picchu e Cuzco são as mais famosas delas. Entretanto, o pais possui muitas outras riquezas históricas a serem visitadas e exploradas.

O que move a economia na América Latina? ›

A economia dos países da América Latina tem suas principais atividades produtoras voltadas para o setor primário, que corresponde à produção de produtos agropecuários, extração vegetal, animal e mineral.

O que e característica latina? ›

Pode-se dizer que a característica principal do povo latino é a da pluralidade. Dessa forma, o conceito de "latinidade" se amplia, ganhando a forma do pluralismo cultural e da miscigenação.

Quais são os países da América Latina são desenvolvidos? ›

Olhando-se exclusivamente o crescimento econômico, os países com as perspectivas de maior alta para o próximo ano são Panamá, República Dominicana, El Salvador e Peru, segundo as previsões mais recentes da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).

Quais as formas de relevo da América Latina? ›

De maneira geral, o relevo da América latina é formado por cordilheiras, planícies (fluviais e costeiras) e planaltos. Cordilheiras são conjuntos de serras com altitudes superiores a 5 mil metros. A maior, e também mais conhecida cordilheira da América latina, é a Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

Por que é importante estudar a América Latina? ›

Maior economia

O real costuma ser mais valorizado do que muitas moedas oriundas de países latino-americanos. Com isso, o custo de vida dentro deles acaba sendo menor ou parecido com o custo de vida no Brasil. Em capitais como Buenos Aires, Lima e Bogotá a tendência é de um padrão mais barato.

Qual a importância de compreender e fortalecer a nossa identidade Latino-americana? ›

A pergunta pela identidade latino-americana é valiosa quando se espera como resposta não um conceito formal que abarque a identidade de inúmeras nações, etnias e subgrupos, mas quando nos leva a descobrir os traços estruturalmente comuns de alienação, dominação e exclusão de milhões de pessoas, quais são os seus ...

Quais são os povos indígenas na América Latina? ›

Entre estes povos há cinco comunidades com mais de um milhão de habitantes: quéchua, nahua, aymara, maya yucateco e ki'che. e seis delas têm populações de entre meio e um milhão de habitantes: mapuche, maya q'eqchí, kaqchikel, mam, mixteco e otomí.

Quantos e quais países formam a América Latina? ›

Idiomas: português, espanhol, guarani, inglês, holandês, francês, aimará, quéchua e línguas indígenas diversas. Países: 12 países.

Quais são os povos latinos americanos? ›

Latinos ou Latino-americanos (em castelhano: latinoamericanos, em francês: latino-américains) são cidadãos dos países da América Latina e dependências. Os países latino-americanos são multiétnicos, pois neles vivem pessoas de diferentes origens étnicas e nacionais.

Qual a divisão da América Latina? ›

A América Latina é concebida a partir de duas principais divisões regionais: uma obedece ao critério da localização e posição geográfica, outra obedece a critérios culturais e econômicos. A primeira divide o continente em América do Sul, Central e do Norte. A segunda divide em América Latina e Anglo-saxônica.

Quem foi o primeiro país do mundo? ›

Segundo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, são considerados países de Primeiro Mundo: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chipre, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Liechtenstein, ...

Qual e o menor país do mundo? ›

Você sabia que o Vaticano é um país, reconhecido pela Organização das Nações Unidas? Situado bem na zona norte da cidade de Roma, o Vaticano é considerado o menor do mundo, com 0,50 Km2. Com 460 habitantes em 2012, o Vaticano tem como moeda o Euro.

Qual foi o primeiro país do mundo? ›

É muito difícil definir com precisão qual foi o primeiro país a aparecer no mundo. Japão e China sempre surgem em pesquisas relacionadas ao tema por causa de sua vasta história ao longo do tempo, mas muitos estudiosos apontam a República de San Marino, na Europa, como a nação mais antiga.

Que povos viviam nas Américas? ›

Também são chamados de pré-colombianos, pois são situados no período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo, em 1492. Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros.

Quais são as 4 teorias do povoamento da América? ›

Hipóteses do Povoamento
  • Hipótese do Povoamento pelo Estreito de Bering.
  • Hipótese Malaio-Polinésia.
  • Hipótese do povoamento pelo Oceano Pacífico.

Porque o continente americano recebeu esse nome? ›

Segundo relatos históricos, o nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512. Desse modo, a homenagem deixou de ser prestada a Cristóvão Colombo, que seria genuinamente o descobridor de tais terras.

Qual é o país mais lindo do mundo? ›

A Escócia foi eleito o país mais bonito do mundo. As praias selvagens, os lagos profundos e os castelos rochosos que se avistam nas colinas colocam este país no topo da lista.

Qual é o mais novo país do mundo? ›

Em 2011, o Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão e tornou-se o país mais jovem do mundo.

Qual é o país mais rico do mundo? ›

Luxemburgo é o país mais rico do mundo; Brasil fica em 92º lugar.

Qual e o país mais industrializado da América Latina? ›

Como o Brasil é o país mais industrializado da América Latina, posição em que é seguido por Argentina, Colômbia e México, e é visto com simpatia na maioria deles, seria de se esperar que não só tivéssemos uma relação comercial estreita e especial com todos eles, como também que o Brasil exercesse sua liderança natural ...

E considerado o país mais pobre da América? ›

Segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), até o final deste ano, o PIB per capita da Venezuela deve cair para US$ 1.630, o menor valor entre os países das Américas, incluindo o Haiti (US$ 1.690).

Quais países da América Latina não tem saída para o oceano? ›

Bolívia e Paraguai são os únicos países da América do Sul que não são banhados por Oceanos.

Qual e o clima da América Latina? ›

A América Latina fica em uma zona intertropical, onde o clima quente é predominante. Essa característica não abrange o extremo sul (região da Argentina e Chile) e das regiões montanhosas (Andes).

Qual e a hidrografia da América Latina? ›

A hidrografia da América do Sul apresenta as bacias do Amazonas, do Orinoco e do Paraná que banham, em conjunto, uma área superior a 11.000.000 km². O maior sistema é o constituído pelo rio Amazonas e seus afluentes, entre eles alguns de ampla extensão, como o Negro, o Juruá, o Purus e o Madeira.

Porque a última glaciação importante para a história do continente americano? ›

Com a última glaciação chegando ao fim, a retração de duas enormes geleiras que cobriam essa área teria formado um corredor - na região oeste do atual Canadá -, que teria permitido a passagem dos povos asiáticos, antes que a elevação do nível do mar deixasse o caminho submerso, formando o Mar de Bering.

Qual a importância de conhecermos nosso continente? ›

Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

O que tem sido feito pelo bloco Unasul? ›

A UNASUL foi um bloco de integração regional formado por doze países da América do Sul criado em 2008. O principal objetivo do bloco era o de fomentar parcerias entre os países que visem o fortalecimento das relações comerciais, culturais, políticas e sociais.

Quem foram os colonizadores do continente americano? ›

O descobrimento da América é como ficou conhecida a chegada dos espanhóis aqui, em 12 de outubro de 1492, em uma ilha que pertence às Bahamas atualmente. A chegada dos europeus nesse contexto aconteceu pela expedição de Cristóvão Colombo, navegante genovês que comandou três embarcações financiadas pela Espanha.

Quem colonizou os países da América do Sul? ›

A exploração do território da América do Sul iniciou-se por meio da chegada dos desbravadores europeus. O século XVI marcou a chegada dos portugueses e espanhóis, que dominaram a maior parte do subcontinente sul-americano, e também de ingleses, holandeses e franceses.

Quem mais colonizou o Brasil? ›

A colonização do Brasil foi um empreendimento em que Portugal explorou os recursos existentes no território brasileiro, além de vidas humanas. A principal mão de obra utilizada pelos portugueses durante a colonização foi a dos escravizados indígenas e africanos.

Qual é o nome do país que colonizou o Brasil? ›

A Colonização do Brasil foi o período em que a Coroa Portuguesa enviou expedições a fim de povoar as terras brasileiras para evitar que fossem dominadas por outra nação. Ela durou de 1530 a 1822, ano em que foi proclamada a independência.

Em que dia foi descoberta a América? ›

Este feriado é celebrado na segunda segunda-feira de outubro, em comemoração à descoberta da América, por Cristóvão Colombo em 12 de outubro de 1492.

Que povos viviam nas Américas? ›

Também são chamados de pré-colombianos, pois são situados no período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo, em 1492. Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros.

Qual era o objetivo da colonização da América? ›

O objetivo dos conquistadores espanhóis, portugueses, ingleses e franceses era explorar as suas colônias e proporcionar o maior lucro possível para as metrópoles. Em razão disso, apropriaram-se das terras, escravizaram, mataram, destruíram.

Qual é o maior país da América do Sul? ›

O Brasil é o maior país sul-americano e o quinto maior do planeta, com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o que corresponde a 48% da área total da América do Sul.

Qual é a cultura da América do Sul? ›

A cultura da América do Sul é pautada especialmente nas tradições. Além da cultura indígena, também a europeia, portuguesa e africana possuem destaque. Há uma ampla variedade de manifestações culturais sul-americanas, como as danças: tango na Argentina, samba no Brasil, salsa na Colômbia, dentre outras.

Qual é a cidade mais populosa da América do Sul? ›

1) São Paulo, Brasil – 12 milhões

Uma metrópole de grandes proporções em todos os sentidos, São Paulo ocupa o posto de maior cidade da América do Sul, com seus mais de 12 milhões de habitantes e 21 milhões considerando a Grande SP.

Qual é o nome verdadeiro do Brasil? ›

República Federativa do Brasil - Instituído pela Constituição de 1967, mantida pela Emenda Constitucional nº 1, outorgada pela junta militar de 1969, e pela constituição de 1988.

Qual foi o primeiro nome dado ao nosso país? ›

Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.

Qual foi a primeira capital brasileira? ›

Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital. Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina. No caso, das minas gerais, que ficavam em Minas Gerais.

Por que o Brasil tem esse nome? ›

Um nome que chama a atenção é "Vermelho como uma brasa". Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.

Quem desbravou o Brasil? ›

Contrariando os livros de história, o Brasil foi descoberto pelo espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500. Na escola nos ensinaram que Pedro Álvares Cabral saiu de Lisboa em março de 1500 à frente de 13 caravelas à serviço da coroa portuguesa.

Por que a terra recebeu o nome de Brasil? ›

Por que Brasil? O Brasil recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era extraída das matas na costa brasileira a madeira chamada pau-brasil. Ela era usada para tingir tecidos e a cor que produzia era a cor da brasa.

Videos

1. Questões geopolíticas na América Latina
(Herbert Miguel)
2. RESPONDENDO QUESTÕES SOBRE DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA
(Parabólica)
3. Brasil Colonial Questões de Vestibular Exercícios de Revisão
(História em Gotas)
4. Exercícios revoltas coloniais- questões inconfidência mineira/conjuração Baiana #enem #vestibulares
(Curso Animus)
5. História Exercícios: Emancipação política a América Latina Espanhola
(Janela do Estudante)
6. 03/09 - 9° ANO (EF) - GEOGRAFIA - AMÉRICA LATINA - ASPECTOS NATURAIS - EXERCÍCIOS - ALESSANDRO G.
(Mundo ArteCeb)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Msgr. Refugio Daniel

Last Updated: 03/01/2023

Views: 5293

Rating: 4.3 / 5 (74 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Msgr. Refugio Daniel

Birthday: 1999-09-15

Address: 8416 Beatty Center, Derekfort, VA 72092-0500

Phone: +6838967160603

Job: Mining Executive

Hobby: Woodworking, Knitting, Fishing, Coffee roasting, Kayaking, Horseback riding, Kite flying

Introduction: My name is Msgr. Refugio Daniel, I am a fine, precious, encouraging, calm, glamorous, vivacious, friendly person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.