Existem cinco camadas que compõe a atmosfera. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Cada camada possui características próprias importantes. A pressão atmosférica depende da altitude, posição do corpo e outros fatores para ser compreendida. Leia o artigo e teste os seus conhecimentos com os exercícios sobre atmosfera.
Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é Atmosfera?
- O que é Pressão Atmosférica?
- Exercícios sobre Atmosfera
- Gabarito dos Exercícios sobre Atmosfera
Entender mais sobre determinados temas de Geografia é fundamental para quem deseja se sair bem na prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou exercícios sobre Atmosfera para você se preparar para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O que é Atmosfera?
A atmosfera é composta por camadas de gases que envolvem toda a superfície terrestre e é mantida ao redor do planeta por causa da força gravitacional. Ela é uma das principais responsáveis pela manutenção das formas de vida presentes na terra.
A camada atmosférica é composta principalmente pelo nitrogênio e oxigênio. Existem outros gases que compõem a atmosfera, como o argônio, o hélio, neônio e o dióxido de carbono. Eles são denominados gases nobres, pois são encontrados de forma mais rara.
Quais são as camadas da atmosfera?
A atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas:
- Troposfera: é a camada mais importante, tanto para os estudos geográficos quanto para as práticas humanas. A partir dela, surgem os fenômenos meteorológicos.
- Estratosfera: é importante pois é nessa camada que contém a camada de ozônio, que filtra os raios solares.
- Mesosfera: essa camada está distante do calor médio da Terra. Sendo assim, a temperatura atmosférica é menor.
- Termosfera: Contém gases ionizados que auxiliam na propagação de ondas de rádio.
- Exosfera: é a camada onde os satélites artificiais estão localizados.
Veja a imagem abaixo:
![Os 10 Melhores Exercícios sobre Atmosfera [com GABARITO] (2) Os 10 Melhores Exercícios sobre Atmosfera [com GABARITO] (2)](https://i0.wp.com/beduka.com/blog/wp-content/uploads/2019/06/camadas-1.jpg)
- Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet e conheça o poder da organização!
O que é Pressão Atmosférica?
A pressão atmosférica é a força exercida – por unidade de área – pela coluna de ar atmosférico que está acima de nós. A principal unidade que representa a pressão atmosférica é a atm (atmosfera) e o pascal (1 atm = 1,01.105 Pa).
A pressão depende da posição que o corpo está localizado na atmosfera, quanto maior for a altitude, menor será o módulo da pressão atmosférica.
A fórmula para calcular a pressão atmosférica é:
P = d.g.h
P: pressão
d: densidade (kg/m3)
g: gravidade
h: altura
Desenvolvemos um simulado online 100% gratuito para te ajudar a se preparar para o ENEM.
Exercícios sobre Atmosfera
Questão 1 sobre atmosfera – (UNIFEI) – A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) estratosfera.
b) troposfera.
c) mesosfera.
d) termosfera.
e) exosfera.
Questão 2 dos exercícios sobre atmosfera – (MACK) – Foi da junção de duas palavras gregas, atmós (vapor) e sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.
A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV.
I. A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.
II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada há cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à vida, emitidos pelo Sol. Sabemos, porém, que, em decorrência da emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.
III. A mesosfera estende-se da estratosfera a até, aproximadamente, 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.
IV. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, de metano, de óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.
Estão corretas:
a) I e II, apenas
b) I, II e III, apenas
c) II, III e IV, apenas
d) I, III e IV, apenas
e) I, II, III e IV
Questão 3 sobre atmosfera – (ENEM) – A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no seguinte texto:
“A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em atitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório”.
(Fonte: Placar, edição fev.1995.)
A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:
a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.
b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.
c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico
d) menor pressão e maior temperatura.
e) maior pressão e menor temperatura.
Questão 4 dos exercícios sobre atmosfera – (UDESC/2008 – com adaptações) – A atmosfera possui três principais camadas: a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. Sobre a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O ozônio encontra-se na estratosfera.
b) A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.
c) O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea.
d) O ar, ao contrário da terra e da água, não transforma a energia solar em calor. Por isso, os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e incidem sobre a superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso, os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.
e) Na troposfera, os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.
Questão 5 sobre atmosfera – (IFMT/2016) – A Circulação geral da atmosfera é um fenômeno dinâmico que ocorre na troposfera influenciado pelas diferenças de temperaturas, pressão e também pela rotação da Terra, sendo assim pode-se afirmar que
a) na área de alta pressão dos pólos, os ventos se dirigem até as zonas de baixa pressão na latitude 60º, desviando-se para o Oeste.
b) o ar ascendente do equador forma os ventos alísios, que se resfriam ao subirem, provocando queda de temperatura na região.
c) a zona de convergência intertropical (ZCIT) é onde ocorrem as maiores precipitações da Terra.
d) em razão do movimento de rotação, no hemisfério Sul, os ventos sofrem um desvio do Nordeste para o Sudeste e, no hemisfério Norte, do Sudeste para o Nordeste, fenômeno conhecido como efeito Coriolls.
e) a região próxima à linha do equador é de baixa pressão, para ela convergem as massas de ar tropical independente das estações do ano e do relevo.
- Você já fez metade das questões sobre atmosfera. Continue com o bom trabalho!
Questão 6 dos exercícios sobre atmosfera – (Fac. Cultura Inglesa SP/2015) – Na ciência da atmosfera, usualmente é feita uma distinção entre tempo e clima. Por___________nós entendemos o estado médio da atmosfera em curto prazo, geralmente diário, sendo um dos seus fenômenos____________. Por outro lado, o_____________abrange um maior número de dados por inferir observações contínuas durante um longo período, sendo um dos seus fatores_______________.
(John O. Ayoade. Introdução à climatologia para os trópicos, 2003. Adaptado.)
No que tange à climatologia, as lacunas do texto são,correta e respectivamente, preenchidas por:
a) tempo – a latitude – clima – a continentalidade
b) tempo – a chuva – clima – a altitude
c) tempo – a maritimidade – clima – os ventos
d) clima – o granizo – tempo – as massas de ar
e) clima – as correntes marítimas – tempo – a neve
Questão 7 sobre atmosfera – (UFRGS 2019) Assinale a afirmação correta sobre a atmosfera terrestre.
a) A atmosfera é mais densa em altas altitudes, e os gases mais abundantes são nitrogênio, vapor d’água e oxigênio.
b) A camada da atmosfera chamada estratosfera suporta a biosfera e é a principal região da atividade do tempo atmosférico.
c) Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.
d) As temperaturas na troposfera aumentam em altitude, pois o ozônio absorve a radiação ultravioleta e a irradia em ondas longas.
e) A pressão do ar aumenta com a altitude, ao contrário da temperatura do ar, pois ela é produzida por movimento, tamanho e número de moléculas do ar.
Questão 8 dos exercícios sobre atmosfera – (Udesc 2018) A existência de vida no planeta Terra está associada a um fenômeno natural, o qual permite o equilíbrio térmico na atmosfera por meio da reflexão e absorção dos raios solares. Se este fenômeno não existisse, a temperatura média da superfície terrestre poderia ser inferior a -18 °C. Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado:
a) Aquecimento global.
b) Efeito estufa.
c) Radiação ultravioleta.
d) Inversão térmica.
e) El Niño.
Questão 9 sobre atmosfera – (Famerp 2014) Em estudos de Geografia Física, um dos fenômenos climáticos que possui destaque é o efeito estufa, caracterizado como
a) um fenômeno antrópico originado pela combinação de gás carbônico e água na atmosfera, capaz de causar danos em coberturas vegetais durante as precipitações.
b) um fenômeno natural que dissipa o calor presente em superfície, para que as temperaturas médias do planeta não atinjam valores elevados.
c) um fenômeno natural que retém parte do calor irradiado pela superfície terrestre e partículas de gases e de água em suspensão.
d) um fenômeno antrópico intensificado pela urbanização e industrialização mundial que absorve poluentes como o metano e os clorofluorcarbonetos.
e) um fenômeno natural intermitente de resfriamento das águas oceânicas, que provoca alterações da direção dos ventos e massas de ar.
Questão 10 dos exercícios sobre atmosfera – (UEA 2019) Ninguém duvida que o problema essencial da mudança climática seja o aquecimento provocado pelo efeito estufa. Nem que sejam gases como vapor d’água, dióxido de carbono ou metano os principais causadores do aumento da temperatura ambiente. Uma função que é, aliás, positiva. Se não ocorresse, a humanidade nem sequer existiria, pois a temperatura média do planeta seria 33 graus inferior à que temos.
José Eli da Veiga. A emergência socioambiental, 2015.
Um dos principais problemas desencadeados pelo efeito estufa diz respeito
a) ao aquecimento espacialmente desigual que ele traz à superfície terrestre.
b) à sua responsabilidade na determinação pouco precisa das estações do ano.
c) à revisão das unidades climáticas que o aquecimento terrestre fomenta.
d) ao aumento excessivo do aquecimento que ele tem provocado.
e) à sua interferência na composição química da atmosfera.
Agora que já respondeu todos os exercícios sobre atmosfera, confira no gabarito as respostas.
Gabarito dos Exercícios sobre Atmosfera
Exercício resolvido da questão 1
b) troposfera.
Exercício resolvido da questão 2
d) I, III e IV, apenas
Exercício resolvido da questão 3
a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.
Exercício resolvido da questão 4
e) Na troposfera, os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.
Exercício resolvido da questão 5
c) a zona de convergência intertropical (ZCIT) é onde ocorrem as maiores precipitações da Terra.
Exercício resolvido da questão 6
b) tempo – a chuva – clima – a altitude
Exercício resolvido da questão 7
c) Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.
Exercício resolvido da questão 8
b) Efeito estufa.
Exercício resolvido da questão 9
c) um fenômeno natural que retém parte do calor irradiado pela superfície terrestre e partículas de gases e de água em suspensão.
Exercício resolvido da questão 10
d) ao aumento excessivo do aquecimento que ele tem provocado.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
FAQs
O que é atmosfera atividades? ›
A atmosfera, camada gasosa terrestre, é composta por diversos gases, além de vapor d'água. Os dois principais gases que compõem quase a totalidade da atmosfera são o nitrogênio e o oxigênio.
Quais os 4 principais gases da atmosfera? ›Gás | Porcentagem | Partes por Milhão |
---|---|---|
Nitrogênio | 78,08 | 780.000,0 |
Oxigênio | 20,95 | 209.460,0 |
Argônio | 0,93 | 9.340,0 |
Dióxido de carbono | 0,035 | 350,0 |
As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Qual a importância da atmosfera 3 exemplos? ›A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!
O que a atmosfera protege a Terra? ›Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
Como é dividida a atmosfera? ›ESTRUTURA DA ATMOSFERA
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais distante da superfície terrestre, e é por isso que os alpinistas normalmente levam oxigênio com eles quando escalam altas montanhas.
Sem a atmosfera não existiria a vida como a conhecemos hoje. É da atmosfera que grande parte dos seres vivos retira o gás oxigênio para a respiração e as plantas retiram o gás carbônico para a fotossíntese.
O que é feito a atmosfera? ›Ela é composta predominantemente por nitrogênio, responsável por 78% de seu volume, somado a 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como o argônio, o hélio, o neônio e o dióxido de carbono. Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.
O que protege a Terra do Sol? ›Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.
Como chama as 5 camadas da atmosfera? ›São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Camadas da atmosfera terrestre segundo a variação de temperatura.
Qual é a camada da atmosfera mais fria? ›
Mesosfera: estende-se do fim da estratosfera até 80 quilômetros acima do nível do mar. A temperatura varia entre -5 °C a -95 °C, sendo considerada a camada mais fria da atmosfera. Termosfera: é a camada acima da mesosfera, atingindo 500 quilômetros de altitude.
Qual é a camada da atmosfera mais quente? ›A termosfera é a camada mais extensa e mais quente da atmosfera; por absorver mais facilmente a radiação solar, sua temperatura pode ultrapassar os 1000 °C. A exosfera, parte externa da atmosfera, encontra-se no limite com o espaço sideral.
Quais são os processos que ocorrem na atmosfera? ›Dentre os principais exemplos, podemos citar os ciclones (furacões, tufões, tornados, etc.), inversão térmica, efeito estufa, El Niña e La Niña, dentre outros.
Qual o formato da atmosfera? ›A atmosfera terrestre apresenta diferentes características ao longo do seu perfil vertical e sua espessura é de aproximadamente 10.000 km. A coluna de ar que a compõe exerce uma pressão, chamada de pressão atmosférica. Como ela depende da densidade do ar, conforme subimos, a pressão atmosférica vai se tornando menor.
Quais são os nomes das camadas da Terra? ›Quais são as camadas da Terra? De forma geral, a estrutura interna do planeta Terra é dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo, que ficam umas sobre as outras.
Quantas atmosferas existem? ›Auxiliam na proteção do planeta Terra
São cinco camadas da atmosfera no total e cada uma carrega uma característica e importância diferentes. Elas estão divididas em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Torricelli descreveu a atmosfera como um grande oceano de ar que exerce pressão sob todos os objetos por baixo dele. Para medir esta pressão encheu de mercúrio um tubo com um metro de comprimento e um centímetro quadrado de secção, que era fechado num dos lados.
Onde se encontra a atmosfera? ›Situa-se aproximadamente entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, compreendida entre a troposfera e a mesosfera.
Onde começa o espaço? ›A linha de Kármán, contudo, uma estimativa de altitude de 100 km (62 mi) acima do nível do mar, é consensualmente entendida como o "início" desse ambiente, sobretudo em tratados espaciais e registros aeronáuticos e astronáuticos.
Qual a importância dos gases na atmosfera? ›Os gases atmosféricos são importantes para manter a vida na Terra, pois suas funções são: fornecer oxigênio para respiração dos seres vivos, manter a temperatura adequada, proteger da radiação incidente e distribuir água através da chuva.
Qual É a altura da atmosfera da Terra? ›
Ela fica principalmente no intervalo entre 15 a 35 km de altitude, embora a espessura varie sazonal e geograficamente.
O que pode acabar com a atmosfera? ›A maioria dos cientistas atribuiu como principal causa para a destruição da camada de Ozônio as atividades realizadas pelo ser humano desde a Revolução Industrial, que lançaram uma enorme quantidade de CFCs e halogênios na atmosfera.
Como o ser humano pode interferir na atmosfera? ›A queima de combustíveis fósseis na geração de energia elétrica e em diversos meios de transportes emite gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e o dióxido de carbono — o principal agravador do efeito estufa.
Por que a atmosfera da Terra não escapa para o espaço? ›A atmosfera terrestre é firmemente mantida devido à gravidade da Terra, e isso é facilmente demonstrado via simples cálculos bem estabelecidos na Física e na Físico-Química básicas.
Quantos gases existem na atmosfera? ›Gás | Porcentagem | Partes por milhão |
---|---|---|
Nitrogênio | 78,08 | 780.000 |
Oxigênio | 20,95 | 209.460 |
Argônio | 0,93 | 9.340 |
Dióxido de carbono | 0,035 | 350 |
- A nossa atmosfera chega a mais ou menos 120 quilômetros de altura. Do nível do mar até 10 km, chamamos de troposfera, que é uma camada de ar mais densa contendo principalmente nitrogênio e oxigênio. Daí até 50 km, temos a estratosfera, uma camada de ar muito rarefeita, onde praticamente só existe nitrogênio.
Qual a importância de cada camada da atmosfera? ›Além de garantir os gases necessários para a manutenção da vida no Planeta, a atmosfera terrestre é responsável por uma série de funções que protegem a superfície terrestre, como a manutenção da temperatura média, defesa contra o ataque de meteoritos e bloqueio dos raios ultravioleta.
Por que o céu e azul? ›O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
E possível ver a atmosfera? ›Por que não é possível ver o ar? Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz.
Qual e a camada da atmosfera em que vivemos? ›A troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre, é o que vemos como céu e onde vivemos. É nessa camada que praticamente todos os fenômenos climáticos ocorrem, e também onde as nuvens se formam. Conforme avança-se verticalmente na troposfera, a temperatura e a pressão do ar caem.
Qual é a camada que os aviões voam? ›
Na camada da atmosfera conhecida como estratosfera, circulam os aviões a jato. 3. Mesosfera: representa a camada acima da estratosfera e abaixo da termosfera.
Qual é a função da troposfera? ›É na troposfera que ocorre a formação de chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar. O significado de troposfera vem do grego "tropos" e quer dizer mudança.
Qual é a função da camada de ozônio? ›O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
O que é atmosfera exemplo? ›A atmosfera é a camada gasosa que envolve o planeta Terra. A atmosfera é uma camada gasosa que envolve todo o planeta Terra. O nitrogênio e o oxigênio são os dois gases presentes em maior quantidade na atmosfera, que contém ainda elementos como argônio, dióxido de carbono, ozônio e vapor d'água.
O que é atmosfera 4 ano? ›Atmosfera terrestre é uma camada gasosa que envolve todo o planeta Terra e é mantida pela força da gravidade. Composta por gases como oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e outros, atua na manutenção da vida.
O que é atmosfera ensino fundamental? ›A palavra 'atmosfera' significa esfera de ar e dá nome à camada formada por diversos gases e vapor de água que envolve o Planeta Terra. A Atmosfera é responsável pela formação dos ventos, das nuvens e também das chuvas.
O que é a atmosfera da Terra? ›Atmosfera é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Outros planetas do sistema solar também apresentam atmosfera. Os gases que compõem a atmosfera são mantidos ao redor da Terra devido à atração da gravidade e acompanham o seu movimento.
Onde fica a atmosfera da Terra? ›Ela fica principalmente no intervalo entre 15 a 35 km de altitude, embora a espessura varie sazonal e geograficamente. Cerca de 90% do ozônio em nossa atmosfera está contido na estratosfera. O limite superior da estratosfera é a estratopausa, zona em que a temperatura para de subir.
Quantas camadas tem a atmosfera da Terra? ›São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Camadas da atmosfera terrestre segundo a variação de temperatura.
Quais são os nomes das três camadas da terra? ›As principais camadas da Terra são a crosta, o manto e o núcleo (externo e interno).
Como é a temperatura na atmosfera? ›
A temperatura varia entre -5 °C a -95 °C, sendo considerada a camada mais fria da atmosfera. Termosfera: é a camada acima da mesosfera, atingindo 500 quilômetros de altitude. Registra as maiores temperaturas da atmosfera, podendo atingir até 1.000 °C.
Onde o ar pode ser encontrado? ›O ar compõe a atmosfera (camada que envolve a Terra). Essa camada ajuda a manter o nosso planeta aquecido e o protege dos raios ultravioleta.
Como se forma o ar? ›O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.